A quarentena consiste em um período em que pessoas saudáveis, mas que estiveram expostas a uma doença transmissível, seja por contato com um doente, seja por estar em regiões de surtos epidêmicos, têm sua liberdade de trânsito limitada. A quarentena também pode ser estabelecida para animais.
Embora o nome remeta a um período de quarenta dias, a duração da quarentena é determinada com base no período de incubação da doença, ou seja, o tempo que a doença leva para se manifestar. Essa medida de saúde pública busca, assim, controlar a disseminação da doença.
Embora a quarentena seja realizada principalmente em casos de surtos de doenças de grande transmissibilidade, essa prática é alvo de algumas críticas. Alguns autores consideram que a quarentena não seja algo realmente eficaz para conter a transmissão de doenças em casos de grandes surtos. Além disso, esse processo gera o questionamento de até onde vai o limite entre a proteção e o direito de liberdade do indivíduo.
A quarentena diferencia-se do isolamento porque restringe o trânsito de pessoas sadias que teriam sido expostas a um agente infeccioso, podendo estar contaminadas. Já o isolamento é a separação dos indivíduos doentes, portadores de doenças contagiosas. O objetivo das duas medidas, no entanto, é o mesmo: evitar a propagação de determinada doença.
Não se sabe exatamente a origem da quarentena, no entanto, o período de reclusão de 40 dias tem origem na China, quando se estudavam formas de vacinação contra a varíola. Era observado que as crostas extraídas dos doentes ficavam infectantes por cerca de 40 dias durante o inverno. Com isso, estipularam esse mesmo período de tempo para evitar a propagação de diversas outras doenças, bem como para práticas de purificação.
Na Idade Média, a prática da quarentena foi adotada durante o início da peste negra, isolando-se, por exemplo, viajantes oriundos de regiões onde ocorriam a doença por cerca de 40 dias. No entanto, quando a doença se espalhou de fato, desencadeando o surto, essa prática foi temporariamente abandonada. Alguns registros também apontam o estabelecimento de quarentena pelo governo britânico no século XVIII como forma de conter o avanço da peste negra.
Somos uma empresa do Grupo Procomex, altamente especializada no Comércio Exterior há 25 anos. Estamos prontos para atender as diversas demandas de importação e exportação, proporcionando aos nossos clientes total satisfação através de operações seguras e confiáveis.